10 Dicas para uma boa fotografia
1) Enquadramento
Colocar o assunto sempre no meio da foto? Não, tentar deslocar o objecto principal do centro da fotografia para a tornar mais interessante.
Truque: dividir mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas (jogo do galo). As intersecções das linhas são os pontos mais interessantes. As linhas mostram pontos de destaque: olhos de uma pessoa, o horizonte, etc.
2) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Exemplos: usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura; o flash tem um alcance limitado (três a cinco metros), por isso não adianta deixar o flash ligado para uma foto cujo objecto está a 30 metros; um bom exemplo do mau uso do flash: espectáculos musicais, não é necessário luz extra pois a luz do palco é mais do que suficiente, usar flash provavelmente iluminará as cabeças de quem está à frente, quanto ao resto? desaparece, como magia.
3) Flash necessário
Para além dos ambientes escuros, onde é necessário, o flash também é essencial numa foto contra-luz, pode ser usado como preenchimento. Quando tirar uma fotografia a alguém com uma fonte de luz ao fundo, o sol, por exemplo, o sol fica brilhante e somente a silhueta da pessoa aparece. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4) Cuidado com o fundo
Cuidado ao seleccionar o local onde vai tirar a fotografia. A escolha do fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. Cuidado com cores vibrantes, linhas e outros objectos, pois podem interferir ou tirar a atenção do foco principal.
5) Retratos
Aproxime-se quando o foco principal é uma pessoa, o que se quer mostrar é a pessoa. Pode cortar a parte de cima da cabeça, pois é possível reparar em detalhes como sardas, o que não pode acontecer é um nada imenso à volta de uma pequena pessoa.
6) Olhe nos olhos
As fotografias devem ser tiradas à altura dos olhos da pessoa. Para crianças: coloque-se de joelhos, sentado, ou… atire-se ao chão. É necessário ficar ao nível da pessoa.
7) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmara.
8) Aproveite a luz
Sempre que puder, aproveite a luz do Sol. A fonte de luz deve ficar nas nossas costas, aproveita-se assim a iluminação.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos, óptima para tirar retratos (fotografias a uma pessoa).
9) Cor
A maioria das câmaras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. O controlo de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-seleccionadas da câmara nem sempre são as mais indicadas. A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Tal tonalidade dá uma sensação de calor e afecto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos. Experimentem bastante o controle de cor até acertar.
10) Experimentar
Não há melhor dica do que esta: experimentar. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Ler o manual da câmara, para saber tudo que ela é capaz, e tentar todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjectiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e a câmara, para depois se fazer o que se quiser.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI830798-EI4797,00.html (texto adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário