
-Educar jovens conscientes da importância do exercício da consciência cívica e ambiental
Objectivos específicos:
- Perceber numa perspectiva crítica, os equilíbrios ambientais e eventuais consequências
- Perceber numa perspectiva crítica efeitos da acção humana (positiva e negativa) no ambiente
- Dinamizar a participação da comunidade escolar numa de exposição fotográfica sobre a temática: «Cidadão e Ambiente – exemplos positivos e negativos»
Plano Geral Tempo total da actividade – 5,5
a) Trabalho no interior
a.1) Planeamento do trabalho de grupo (distribuição tarefas), constituição dos grupos, eleição de um coordenador p/grupo.
a.2) Pesquisa: sinalização dos aspectos mais alarmantes em termos ambientais, o que poderemos fazer para melhorar o estado do ambiente. Sinalização de ideias-chave para a reportagem fotográfica. Coordenador geral: Prof. – Tempo aproximado: 1,5h, dia 3/12/2008
Ideias-chave, alguns exemplos:
Poupar energia
Água
Poluição
Dez coisas a fazer pelo ambiente
Dia sem carros
Cidadão e Ambiente
Cidades sem carros
O Efeito de estufa
Buraco do Ozono
Ambiente - estudo
Ambiente e comportamento dos portugueses
As ideias chave referidas anteriormente são apenas exemplos, os alunos poderão socorrer-se de outras.
b) Trabalho no exterior – realização de fotografias que retratem um ambiente saudável e um ambiente poluído. Obviamente que não existe limite de tiragem de fotografias, quantas mais forem tiradas mais opção de escolha teremos. – Obviamente que há limite de fotos para impressão: 10/grupo (?) – Tempo aproximado: 2 horas, 29/12/2008
c) Trabalho no interior – selecção fotográfica e realização de pesquisas/trabalho manual/informático diverso relativo à construção/realização da exposição fotográfica e temática - Tempo aproximado: 2 horas, data princípio de Janeiro.
Bom Trabalho!
Sem comentários:
Enviar um comentário