quarta-feira, 17 de março de 2010

O lugar da escola e da informalidade na sociedade actual

O clima que se vive actualmente numa determinada instituição escolar motivou esta reflexão.
Questões em causa:
(a) resignação face à evolução do desempenho educativo, os professores esgotam-se a inventariar alternativas às soluções tradicionais de ensino, trabalham em interdisciplinaridade com outras temáticas e não encontram um prémio para o seu esforço;
(b) o ministério da educação precisa de reflectir sobre a relevância do actual currículo do português e da matemática, com lucidez e sentido crítico face a determinados modelos, cuja adopção prática se reverte numa taxa elevada de fracassos, tanto de pedagogias tradicionais, como de outras soluções;
(c) perceber que as escola de massas significa heterogeneidade, formas diferentes de aprendizagem, exigindo profissionais conscientes da diversidade, oferecer alternativas às crianças a quem a escola é um local ou de ansiedade por não conseguirem atingir os resultados ou de indiferença por não ir de encontro aos seus interesses;
(d) a instituição escolar continua a premiar o aluno médio, aquele cujo núcleo familiar incentiva a aprendizagem e lhe oferece uma parafernália educativa paralela à escola e não tem resposta para os outros tipos de alunos;
(e) pensarem-se em instituições informais que possam suprir alguns problemas das famílias mais desprotegidas da parafernália educativa, criar possibilidades/incentivos financeiros para que um dos membros (pai ou mãe) do núcleo familiar se libertar de responsabilidades extra-núcleo familiar.
(f) qual o lugar dos afectos e do cuidado neste modelo de sociedade, e de percebermos se as crianças que são colocadas muito cedo em instituições de infantância e prosseguindo toda a sua vida vida infantil e adolescente em locais de encarceramento, não serão crianças criadas com necessidade de maximizarem a sua liberdade individual e violentas com quem as pretende aprisionar.

Perguntas:
1 - A invasão de soluções institucionais de encarceramento e aprisionamento para toda a esfera da vida colectiva serão a causa da crise de valores e agressividade actuais na escola?
2 - De que forma poderemos criar instituições com modelos de funcionamento mais informais e que recuperem o lugar da infância e da adolescência como um lugar de informalidade, autonomia e convivialidade?

Uma hipótese:
O projecto neoliberal e a sua ideologia de mercantilização de toda a esfera humana, invadiu a esfera privada, preverteu as relações familiares, criou a necessidade de nos rodearmos de organizações que satisfaçam as nossas necessidades, aprisionou-nos a instituições extra-familiares e fez-nos entregar o cuidado dos mais novos e dos mais velhos a profissionais, foi o responsável pelo encarceramento das autonomias de todas as idades do ser humano e como tal teve como consequência dois excessos
(a) excesso de regulação nas instituições/organizações formais;
(b) excesso de emancipação fora das instituições;
(c) sendo assim todas as instituições são excessivamente formais e toda a esfera extra-instituições excessivamente informais e avessas ao controlo.

Algumas ferramentas teóricas:
Globalizações, globalização neoliberal, emancipação e controlo social, Boaventura Sousa Santos
Ferramentas informais de convivialidade, Ivan Illich

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