sexta-feira, 26 de outubro de 2007

SEN-E - Aula 3



Another Brick in the wall, Pink Floyd, tema de abertura da aula, projectado em vídeo.

TEMA: Crítica ao modelo formal de ensino.


- Concepção de professor - autoritário, mestre escola,
- Concepção de escola - expositiva, formatação do indivíduo, aluno tábua rasa, indústria de construção de indivíduos,
- Escola - bancária, despótica, impositiva, formatação ao serviço de uma ideologia,
- Símbolos - tempo, escola-fábrica.

PARADIGMAS DO CONSENSO E DO CONFLITO: Características diferenciadoras
(Cândido Alberto Gomes, 2005)


Reflexividade do conhecimento:
- temos acesso a conhecimentos que outrora só pertenciam a determinadas classes.
- Durkheim tenta adoptar o modelo positivista às ciências sociais: a realidade social como objecto que se pode estudar seguindo um método científico.

Imagem Escola/Céu/Inferno:
- escola é vista como "caixa negra", não se sabe o que se passa lá dentro.
- é provável que os alunos não encarem a escola como garantia de um bom futuro.
- Paulo Freire - escola, instituição domesticadora; Ivan Illich - fim da escola; Evereth Reimeir - Morte da escola.

Trabalhos de grupo:
- O papel das actividades extra-escolares como suporte ou não do sucesso educativo;
- Papel da família/socialização familiar como contexto informal e como alavanca para que o jovem frequente actividades diferenciadas (música, desporto, etc);
- O papel de Paulo Freire na educação não-formal;
- Ivan Illich - fim da escola - como nos ajudaria a perceber a escola não formal;
- Movimentos sociais e educação/Mundo associativo/novos/velhos associativos (3.º sector). Participação neste sector (Abraço, Movimento dos Sem Terra, Orçamento Participativo de Porto Alegre, movimentos associativos juvenis)
- Educação e formação em contexto de trabalho (formação on job);
- RVCC (Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências);
- Papel dos ATL's;
- Voluntariado - instituições voluntárias;
- Os centros de dia/lares da terceira idade;
- Universidade da Terceira Idade;

Trabalho em formato Seminário: abarcar a partir de casos concretos/realidades na educação de adultos. (45' cd grupo, 8 a 22/01/2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário