
Trabalho de grupo:
Criatividade e Educação de Adultos - até que ponto a criatividade pode mudar as perspectivas dos adultos?
Cassiana, Verónica e Vera
Cada elemento do grupo deverá realizar individualmente uma parte da apresentação.
TEMA : PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS - QUE PERSPECTIVAS?
-A Pedagogia da Educação de Adultos:
é uma teoria/prática com adultos, baseada na experiência de vida, pois é necessário realizar uma reflexão sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e transformá-los em novos conhecimentos, através de uma reflexão sobre a prática.
- Mudar é um risco:
por isso os adultos são renitentes à mudança. Somos um animal de hábitos e como o mudar acarreta riscos deixamo-nos ficar.
- Escola de Frankfurt:
pedagogias críticas, teorias críticas;
profissionais de todas as áreas trabalhavam em equipa sobre problemas sociais e tentaram transformar a sociedade.
- HABERMAS:
teoria da acção comunicativa, os adultos aprendem comunicando;
todo o conhecimento tem por base o interesse do indivíduo e da sociedade;
não há um conhecimento desinteressado;
se não nos interessarmos não aprendemos;
- Os 3 mundos de Habermas:
Mundo Subjectivo - Conhecimento próprio, todas as vivências e experiências de vida.
Mundo Social - Regras sociais. Comportamentos sociais, que são sempre contextualizados. Construído pela sociedade e pertence a um contexto próprio.
Mundo Físico - espaços. Condiciona a forma de trabalhar com o Adulto.
- Análise de necessidades:
conversas informais;
inquérito;
temas de vida.
- A Utopia da Educação de Adultos:
utilizar o método das ciências psicanalíticas, a educação seria assim uma descoberta individual.
Imagem
Sem comentários:
Enviar um comentário