sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Blogue como Portfólio



O blogue é um excelente meio que pode ser utilizado em proveito do ensino, como portfólio de aprendizagem e portfólio demonstrativo.

No primeiro explora-se passo a passo a aprendizagem do aluno. No segundo opera-se o primeiro para demonstração da mesma aprendizagem.

Um portfólio como registo de aprendizagem é um meio no qual são inseridos, electronicamente, todos os trabalhos realizados pelos alunos na sala de aula, TPC's e as suas reflexões pessoais acerca das temáticas.

É um excelente meio de reflexão sobre a actividade do ensino, para o professor, e para o aluno.

O blogue como portfólio de aprendizagem pode ser realizado individualmente ou em grupo. Individualmente pertence a um só aluno, em grupo pertence a um grupo de alunos ou a uma turma.

Num caso ou noutro é importante a manutenção do anonimato dos alunos, da escola, para tal poderá ser feito de forma muito fácil, para tal basta o professor saber o email (com pseudónimo) dos alunos e os alunos criarem um nome fictício para o seu nome no blogue.

Prefiro o blogue colectivo da turma pois concentra toda a actividade da turma num só local, o que poupa bastante tempo.

No meu caso utilizei a técnica de criar eu própria o blogue, solicitei posteriormente o email dos alunos, no caso de não possuirem email no gmail, foram criados, e enviei-lhes convites individuais para a participação no blogue (dentro do blogue: clicar na opção «definições», segue-se «permissões» e posteriormente «adicionar autores», neste campo deverão ser inseridos um a um os emails de todos os alunos).

Reflecti, igualmente, na importância de estabelecer algumas regras:
- criei um Livro de Estilo,
- normas de referências a fontes
- regras na Sala de Informática

Com os adultos penso que se poderão dedicar algumas horas para, em conjunto, estabelecer regras. As horas "perdidas" no estabelecimento de regras serão ganhas posteriormente na clareza da avaliação dos comportamentos indesejáveis, como, por exemplo, insultos a colegas, falta de referências às fontes das imagens, das letras das músicas, dos textos pesquisados, dos vídeos do YouTube, etc.

Os vídeos do YouTube são inseridos muito facilmente no blogue. Para clicar em YouTube,
procurar um vídeo por: cantor, tema, nome de música. Colocar em «search» a palavra «José Afonso» aparece uma listagem de vídeos, com o título: «Search Results for “José Afonso”», clicar num que me interesse, logo abaixo do vídeo há uma janela chamada «embebed», clicar em cima do código que está ao lado e copiar/colar o código, com o botão direito do rato, para o blogue.

Já as imagens encontradas na Internet terão de ser copiadas - botão direito do rato, guardar imagem - para o nosso computador e só depois inseridas no blogue, através do botão que se encontra ao lado da palavra ABC, se correrem o rato sobre a barra superior ao corpo da mensagem (Tipo de letra, tamanho, cor, justificação, enumeração, corrector ortográfico - o tal ABC -, adicionar imagem, adicionar vídeo -do meu computador -, etc) encontram estes botões.

Poderão ser realizadas alterações quanto à formatação do blogue a todos os níveis: cor de fundo, formatação da página, etc, sugere-se que se experimentem as variadas funcionalidades de todas as janelas, - deverão ser os alunos a formatarem o blogue - é através da experimentação que se exploram todas as potencialidades desta ferramenta informática.

Inserção dos trabalhos realizados em sala, meios a utilizar:
- cópia dos textos realizados;
- digitalização dos trabalhos através de um scanner;
- utilização da fotografia;
- máquina de filmar;
- programa «Movie Maker» para a realização dos filmes efectuados em sala (é muito importante atrair os alunos para a prática de construção de um filme de um trabalho, pois há variadíssimos elementos que se poderão adicionar em formato filmes: música, textos, fotografias, filmagem de trabalhos realizados: para manter um certo anonimato convém que os filmes não possuam uma imagem muito nítida, etc);
- etc.

O blogue é um excelente meio para potencializar a autonomia do aluno. Para tal terão de ser dadas referências claras quanto à finalidade de actualização diária do Portfólio, com mensagens pertinentes quanto à temática em causa, bem como outras que o professor considere pertinentes.

Como criar um blogue:

Primeiro passo - criar um email no gmail. Porquê no gmail? É o único endereço de email que não dá problemas no acesso à criação do blogue. Tenho experiências negativas com contas de email no sapo e no hotmail.
Segundo passo - criar o blogue. Aceder à página do blogger aqui. Seguir os três passos indicados na página.

Começar a inserir mensagens no blogue:
- aceder ao blogue criado: por exemplo http://portfolio.blogspot.com/
- clicar no canto superior esquerdo no icon do blogger
- criar uma mensagem: Título da mensagem, corpo da mensagem, etiquetas para a mensagem (são muito úteis: pois permitem arquivar os assuntos tratados no portfólio por temática e por aluno: no caso de um portfólio colectivo, conferir aqui).

Imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário