quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A educação de adultos poderá ser mais pertinente pelas ausências

O que é que a Educação de Adultos pode dar à formação profissional? Afinal a formação profissional tem conquistado terreno à Educação de Adultos, bem como a formação vocacional (empregabilidade, adaptação à economia).
A Educação de Adultos que se faz é anomia.
Onde está o adulto?
O RVCC não será mais um reconhecimento de incompetências?
As metas do RVCC servem que propósitos do governo?
E mascaram que situações?
Os processos de RVCC transformam algo nas pessoas?
Essa transformação é profunda ou aparente?
E este público abriu-se à aprendizagem à consciência da necessidade da informação versus manipulação?
Por que se terá reduzido a Educação de Adultos aos cursos EFA?
Os cursos EFA criam expectativas que não se cumprem. Diz-se aos adultos: o conhecimento faz a diferença, com a escolarização há uma valorização profissional, posteriormente os adultos continuam no desemprego, e apenas com a auto-estima mais elevada. A educação não se pode circunscrever à manipulação dos governos. A principal função da educação é a criação de cidadãos com consciência crítica.

Nota: reflexões/perguntas da aula IEA

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