"Os participantes na Conferência LLinE de 2005 sobre o Futuro da Educação-Formação ao Longo da Vida na Europa, subscreveram a seguinte Declaração:
Empregabilidade
Empregabilidade significa a possibilidade dada a qualquer pessoa de encontrar o seu lugar no seio de uma sociedade onde haja reciprocidade dos desenvolvimentos económico, social e cívico. Governo, empresas e educação devem interagir e distribuir recursos educacionais e outros, para que cada pessoa possa viver, agir e reagir com dignidade e tornar-se, globalmente, um cidadão activo. Empregabilidade significa mútua reciprocidade: eu preciso de ti, tu precisas de mim; eles precisam de nós!
Inclusão social
Uma Europa do futuro bem colorida exige uma definição de justiça social e de direitos europeus. Numa Europa moderna e cheia de cor, damos valor e gerimos a diversidade como uma competência chave e fundamental para todos.
Sublinhamos a importância do uso da linguagem no currículo e integramos questões éticas, que são o elemento central da educação e formação de docentes e formadores. Reconhecemos a necessidade de mudar hábitos e atitudes, assim como de assegurar políticas a longo prazo e financiamento para implementar estas políticas. Uma Europa a cores também trabalha com os diferentes sectores da sociedade para definir políticas de educação-formação ao longo da vida que promovam justiça social. A finalidade última é garantir igual cidadania, o mínimo social, igualdade de oportunidades e justa distribuição.
Cidadania activa
Cidadania activa só pode existir em circunstâncias democráticas de uma sociedade moderna, em que as pessoas gerem as suas vidas com dignidade e respeito pelos outros. Há um equilíbrio entre indivíduo e sociedade e existe um discurso aberto dentro da sociedade. Um cidadão activo conhece os seus direitos e deveres básicos e sabe como os utilizar.
Respeita os outros, procura conhecimento, selecciona percursos sociais e possui uma mente crítica. Um cidadão activo influencia o seu meio, procura resolver problemas e mantém-se auto-orientado. A cidadania activa é vista como um projecto social. Métodos de ensinar e de aprender devem ajudar as pessoas a encontrar a sua identidade e a promover a cidadania activa. Na educação, a tónica deve mudar da dimensão dominante do crescimento económico para o ser
humano.
Realização pessoal
Realizar-se pessoalmente é conhecer-se a si mesmo. A aprendizagem ao longo da vida é um processo holístico ao nível individual que se manifesta no crescimento pessoal e interior. É aprender por motivos de carreira profissional ou de responsabilidades familiares e parentais. A educação-formação ao longo da vida deve ser vista como um direito à educação, desde o berço até à sepultura. A finalidade última é que as pessoas sejam saudáveis de corpo e de espírito. Os elementos substantivos da realização de qualquer pessoa são aprender a vida em conjunto, com competências diversificadas e respeito pela própria cultura e pela dos outros; aprender a aprender e aprender a cuidar da saúde pessoal e do ambiente. Deve existir uma variedade de oportunidades para se chegar à maneira própria que cada um tem para aprender.
Uma pessoa consegue tomar decisões com maior equilíbrio se desfrutar de liberdade e de segurança. A fim de assegurar essas condições, deve existir interligação e integração dos níveis e dos percursos de educação não formal e formal. É necessário sustentar este processo numa avaliação e melhoria contínuas.
A consciência política é essencial para assegurar a estabilidade do valor da educação e para que o seu financiamento permaneça a um nível adequado."
Fonte
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