Contributo da Associação O Direito de Aprender para O Grande Livro
É um direito dos adultos receber uma educação completa e permanente que lhes permita adaptar-se às constantes mudanças da sociedade, tais como a transformação do mundo do trabalho, o acesso às novas tecnologias, a ocupação criativa dos tempos livres, a formação para inserção profissional. Essa educação deve reforçar a auto-estima, a comunicação, a tolerância, o respeito pela diferença e a mudança social a partir do desenvolvimento do pensamento crítico.
A educação-formação de adultos em Portugal vive actualmente um período inédito. Os investimentos públicos actuais têm um carácter verdadeiramente excepcional, há enormes campanhas de divulgação e a sociedade ganhou finalmente conhecimento dessa realidade.
No entanto, esta dinâmica só ocorre dentro da Iniciativa Novas Oportunidades. Em contrapartida, um dado que surpreende muitas pessoas é que ainda haja, nos dias de hoje, uma taxa tão elevada de analfabetismo em Portugal. Segundo o Censo de 2001, nove em cada 100 portugueses, com 10 anos ou mais, não sabia ler nem escrever.
Torna-se, pois, necessária e urgente uma maior aposta nas ofertas educativas e formativas para o sector da população adulta que apresenta os mais baixos níveis de conhecimentos, competências e motivações relativamente às áreas do saber, da cultura ou da cidadania. Não se pode reduzir a educação e a aprendizagem ao longo da vida à formação profissional contínua ou à obtenção de diplomas escolares, por mais relevantes que sejam. Existem outros desafios de grande magnitude que a educação de adultos e ao longo da vida, no presente e no futuro, tem que enfrentar. Nos mais variados contextos sociais, nas margens dos sistemas formais, com menos visibilidade e prestígio social, fora da agenda política, podemos encontrar, por vezes mais vivo e genuíno, o ideal de educação ao longo de toda a vida, de troca de saberes, intercâmbio de conhecimentos e experiências, diálogo e discussão dos problemas e até de intervenção política e social. É importante que haja iniciativas de educação e aprendizagem orientadas para a convivialidade, a solidariedade humana, a compreensão crítica dos problemas contemporâneos, isto é, para a “procura da sabedoria”.
Como é também fundamental que todos os adultos estejam informados sobre os seus direitos à educação.
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