Dos objectivos prosseguidos pelo Grupo de Missão, e tendo em conta as recomendações da UNESCO, pretendeu-se garantir uma área de intervenção alargada e que contribuísse para a inserção tanto do público adulto de escolaridade mínima, como de outros públicos que desejassem frequentar a educação e formação ao longo da vida. Assim, foram traçados objectivos distintos e abrangentes, desde educação e formação para a cidadania e participação dos cidadãos na qualidade da democracia, participação na educação, de forma a combater o abandono escolar e as discriminações consequentes, apoio às organizações não governamentais para que estas auxiliassem as instâncias governamentais na criação de oportunidades de educação, bem como a disseminação da educação de adultos em todas as vertentes educativas da actividade humana, informação e contribuição para o desenvolvimento de métodos de validação de experiências de aprendizagem, tendo em conta uma actuação política conducente a uma realidade de educação incentivada, criada, construída em todos os ramos da actividade humana incentivando, simultaneamente, a adesão de parceiros de diversas áreas da actividade económica, cultural, política e social.
O Grupo de Missão para o desenvolvimento da educação de adultos pretendeu, acima de tudo, criar um “projecto de sociedade” que só poderia ser colocado em prática se fosse possível “a adesão, consciente e activa, de todos os sectores da sociedade portuguesa.”
UNESCO (1997). V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos, Hamburgo, 1997. Lisboa: ME/SEEI/MTS/SEEF/GMDEFA, pp. 4-6
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