Pergunta:
Será o Chico-espertismo uma característica nacional ou antes uma característica de povos que subvertem o controlo (estatal e não só), criando uma acção alternativa à regulação social?
Hipóteses:
Os povos que vivem em regimes com forte controlo social desenvolvem uma forma subversiva de lidar com a realidade.
A forma subversiva consiste num acordo lógico-racional face a determinada imposição e/ou regulamentação e uma acção de acordo com os seus valores e as suas regras (direito pessoal).
A sobrevivência do espírito subversivo criou a dependência do controlo social
Problematização
Tentaremos perceber até que ponto os seguintes conceitos "infedilidade normativa", "controlo social", "cidadania", "chico espertismo", bem como outras propostas teóricas, nos oferecem categorias capazes de interpretarmos a realidade social.
Notas de campo:
O controlo social legitima uma forma de actuação do Estado que, desta forma, pretende "evangelizar" a mente pública em determinadas práticas. A ideologia é uma forma de evangelização, tal como a religião. O ambiente é, também, uma forma de evangelização, tal como a religião e a ideologia.
No sistema feudal a regulação social era exercida pelo Clero juntamente com a Nobreza que controlavam as terras e as consciências da mão de obra (povo).
...
No sistema capitalista a regulação social é exercida pelos políticos (legislação) juntamente com os detentores do poder económico que controlam o capital e as consciências da mão de obra (trabalhadores).
Proposta 1 - para os trabalhadores serem donos das suas vidas deverão alcançar o poder político, dominar os meios de produção e abolirem os bens individuais (Marx).
Proposta 2 - para os trabalhadores serem donos das suas vidas deverão delegar a tarefa do governo em profissionais (políticos e economistas), estabelecer um contrato social com os profissionais (políticos e economistas) e gerirem individualmente os seus bens.
Uma das formas do
Dados da realidade:
a) Subversão
A1 e A2 - Baile & Poder
História do baile, história da escolha de pares no baile)
A1 - Um dia estava
b) Subversão
Entrevista de António-Pedro de Vasconcelos, Público, Ípsilon, 29/01/2010, pp. 16-17
"O que é que a comédia nos diz, qual é a mensagem do Salazarismo? É que não há luta de classes e que, pelo contrário, é até possível a aliança de classes: uma menina, que é costureira, pode casar com um barão ou com um milionário... Quem subverte isso é o António Silva, quando mostra que isso só se consegue com aldrabices. E não é por acaso que o esquema da comédia sobrevive, depois, no melodrama." p. 16
Desta forma, a solução da Cinderella não é subversiva pois cria a ilusão de que uma rapariga pobre, infeliz e maltratada poderá casar com um príncipe.
c) Meritocracia
A meritocracia surge na obra "Homens de Honra" com a seguinte mensagem nunca desistas, pois o sistema fará o possível para te sujeitar ao fracasso. Só aquele que é capaz de resistir à humilhação (regulamentada) do sistema poderá aceder ao sucesso. O sistema contribuirá com as suas regras para te destruir a auto-confiança, só uma capacidade de resistência sobre-humana te fará alcançar o sucesso (viver a vida em função do trabalho, por exemplo). O sucesso só é possível para alguns, assim só os resistentes, capazes, qualificados sobrevivem (darwinismo social). A meritocracia cria a ilusão que qualquer um poderá ser um Cristiano Ronaldo, daí que os Cristianos Ronaldos sejam mostrados como exemplos para todos (american dream)? A mensagem é a seguinte: vejam mais um exemplo de como o homem e a mulher comuns podem chegar ao poder?
d) Educação e Controlo Social
Qual o papel da educação e do sistema escolar no controlo social?
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