
1 - SABERES HUMANOS
(uma possibilidade de discriminação)
1 - Saberes Científicos (descrever, explicar a realidade, modelo de análise através de causas e efeitos)
a) formais: lógica, matemática, ...
b) científico-naturais: física, biologia, ...
c) científico-sociais: psicologia, sociologia, ...
A epistemologia discute a pertinência desses saberes para a vida quotidiana (Sociedade de Risco Mundial, Richbeck (?); Genética nuclear - ameaça a vida sobre a terra).
Segundo Comte: "Savoir pour prévoir, prévoir pour pouvoir"
(Themata - obsessões cognitivas, ciência)
Saber para controlar, para dominar. O que é para controlar provoca problemas de controlo, de autodomínio. Pequenas causas podem produzir grandes efeitos (o bater de asas de uma borboleta pode provocar danos consideráveis no lado de lá do mundo)
Manipular poderá ser um problema do investigador se pretender validar um conceito. Querer manipular actores que possam dar uma resposta a um investigação. Nas ciências humanas tenta-se congregar vários métodos (inquéritos, entrevistas, investigação/acção) para chegar a uma conclusão.
2 - Saberes Tecnológicos (saberes aplicativos, transformadores da realidade)
Engenharias
3 - Saberes Filosóficos (elaboram esclarecimentos e leituras críticas da realidade)
O que é que vale um saber científico?
O que é que vale um saber tecnológico?
4- Saberes Pedagógicos
a) científicos: científico-naturais - biologia da educação; científico-sociais - história da educação, sociologia da educação, psicologia da educação, economia da educação, etc)
b) tecnológicos: tecnologia educativa; didácticas/metodologias da educação; organização educacional
c) filosóficos e outros: filosofia da educação, teoria da educação (conceito anglo-saxónico), pedagogia)
Pedagogia da Educação de Adultos é um disparate epistemológico (questionando: não será antes um disparate etimológico (uma vez que se centra na origem da palavra pedagogia?))
Paidós (criança)
gogia (conduzir, levar)
Andragogia significado actual: Ensino para adultos
(contudo andro=adulto, macho, etimologicamente potencia a discriminação de género)
Manuel Ferreira Patrício, Universidade de Évora, sugere Antropagogia (mais correcto, uma vez que etimologicamente antropos é um adulto sem género)
QUESTÃO EPISTEMOLÓGICA das Ciências da Educação:
Missão Paradoxal: O que é que elas valem?
Querem produzir conhecimento sobre a prática para melhor a controlar, sabendo, à partida, que dominar/controlar a prática educativa é matá-la.
APORIA necessária/paradoxo:
Pedagogia (levar a criança) da Autonomia (dar a lei, regras e normas a si mesmo).
Autos (si mesmo)
nomos (lei, regra, norma)
Uma coisa é:
Conduzir-me a mim mesmo e outra alguém me conduzir (Kant, O que é o Iluminismo? Tem a coragem de pensar por ti mesmo)
Paulo Freire - a educação como prática de liberdade - visão instrumental da sociedade. Doutor Barbosa questiona: mas a educação não é apenas o garante da liberdade, a liberdade é que garante a educação (Benjamim Barber).
Se não somos livres não somos pessoas educadas (Anel Recursivo de Edgar Morin)
Não ficar pasmado contemplando as virtudes de Paulo Freire, percebendo o endeusamento, doutrinação, igreja e indústria que se criou à volta deste nome.
Paulo Freire não foi o "papa" da pedagogia. A pedagogia da autonomia está colocada sob suspeia, pois não tem em conta os défices culturais e pode ser colocada ao serviço da ideologia do mérito e as questões a montante? Não teria de haver uma redistribuição dos bens culturais e sociais? Como afirmar que o nosso sucesso/insucesso depende de qualidades intrínsecas? O mérito tem código postal? E o contexto? E as pessoas? E os capitais sociais e culturais?
As ciências da educação podem "arrumar-se" de diversas maneiras. Uma possibilidade de arrumação:
2 - COMO É QUE AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SE RELACIONAM ENTRE SI?
(Único ponto de contacto: todas tratam de educação)
2.1 - Multidisciplinaridade - aglomerado de disciplinas que tratam a educação de acordo com os seus métodos qualitativos e quantitativos.
2.2 - Interdisciplinaridade -multireferencialidade, o educativo requer múltiplos olhares relacionados entre si, para os compreender. A fim de evitar simplificações, dialogam e relacionam-se para produzirem conhecimento.
Exemplo: Educação de Adultos, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação, Filosofia da Educação.
2.3 - Transdisciplinaridade - Adalberto Dias de Carvalho (Caminhar para uma Ciência da Educação que se anuncia como um novo objecto científico e método próprio). Aglutinadora de outras ciências, dando origem a uma nova ciência.
Apenas uma perspectiva, pois o epistemólogo francês (DEVELAY, M (2001), Propos sur les sciences de l'éducation, Paris:ESF) tem outra visão. Segundo ele reside na comum impotência em fazer ela própria obra científica. Cada Ciência da Educação é incapaz de fazer obra científica própria e para fazer essa obra têm de se juntar, não é caminhar para uma ciência da educação, mas caminhar para uma "orquestração" na tentativa da realização de uma praxis.
Praxis diferente de Poiesis.
Ainda segundo Bernard Charlot: Já ninguém sonha hoje em construir uma ciência da educação. A ciência da educação não existe. Um fenómeno tão complexo não pode resultar numa ciência.
Afinal para que é que servem as Ciências da Educação?
Para que é que serve a teoria das ciências de educação se a prática em educação não se pode deduzir da teoria?
(Há mais coisas, Horácio, em Céus e Terra do que sonha a nossa filosofia. SHAKESPEARE, William, Hamlet, Lisboa, ed. Presença, 2001, p.61)
Na teoria resolvemos todos os problemas, a prática da educação é um campo de incertezas. Para que é que serve a teoria?
Phronesis - saber aplicar os princípios gerais à prática.
O que é uma prática educativa?
Os gregos procuravam distinguir diferentes tipos de prática.
Segundo Aristóteles:
Poiesis (artesão) - fabricação de objectos;
Praxis - acção moralmente comprometida com o bem humano. A acção não é neutral em relação ao fim .
Para Paulo Freire - acção moralmente comprometida com a emancipação do ser humano.
Questão a tratar na próxima aula:
Para que é que servem as Ciências da Educação?
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