quarta-feira, 6 de maio de 2009
Educação e Promessas por cumprir
“Historicamente, há duas promessas que ficaram por cumprir, uma na pedagogia escolar, outra na educação de adultos. Por um lado, a escola nunca conseguiu pôr em prática o princípio da diferenciação pedagógica. Quantos textos se escreveram sobre a escola à medida dos alunos, sobre os processos de individualização, sobre o respeito pelos ritmos e percursos de cada aluno? Mas é preciso reconhecer que pouco se concretizou. Por outro lado, no caso da educação de adultos, muito se falou na necessidade de pedagogias alternativas, desescolarizadas, de pedagogias que não tivessem como referência o modelo escolar, mas sim outras maneiras de pensar e de organizar a formação. Esta vontade foi manifestada por todas as gerações que intervieram no campo da educação de adultos. Do ponto de vista teórico, houve um intenso debate, mas, na prática, os dispositivos de educação e de formação de adultos nunca se libertaram de uma lógica escolarizante. Há excepções. Desde as correntes da formação experiencial, centradas na autoformação, até aos movimentos socioculturais e de intervenção comunitária. Mas o balanço final leva-nos a concluir que raramente conseguimos escapar de um modelo escolar.”
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